Revalida 2021: Como Funciona? Inscrições e Regras (Edital Atualizado)

Aqueles que cursam medicina em outros países, devem realizar a prova do Revalida 2021 para conseguirem atuar aqui no Brasil, logo após a conclusão do curso. É de suma importância que estejam por dentro das principais informações relacionadas ao Revalida 2021. Neste post, saiba tudo sobre! 

Revalida 2021

Revalida 2021

Hoje em dia, muitos brasileiros optam por realizar o sonho de ser médicos, fazendo o curso de medicina em outros países. No entanto, para atuar aqui no Brasil é preciso fazer o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas, o conhecido Revalida 2021. 

Esse exame é criado pelos ministérios da Educação e da Saúde e precisa ser feito por todos os médicos formados no exterior. 

Ao longo deste post você poderá conferir mais informações referentes ao Revalida. Siga nos acompanhando! 

Como funciona o Revalida 2021?

O Exame Nacional de Revalidação de Diplomas, mais conhecido como Revalida, é uma prova feita por médicos formados no exterior para que possam atuar normalmente no Brasil. 

Os Ministérios da Educação e da Saúde são os responsáveis pela realização deste exame, assim como também pela elaboração de toda a prova. 

Após concluir a graduação no exterior, os médicos deverão participar do Revalida 2021 para terem autorização para atuar aqui no Brasil. 

Este exame acontece anualmente e possui questões de nível elevado, onde os candidatos devem estar bastante preparados para conseguirem aprovação! 

✓ Veja demais posts que podem lhe interessar:


Etapas classificatórias do Revalida 2021

O Revalida 2021 é composto por duas etapas. Veja a seguir como funciona cada uma delas:

1ª Etapa

Consiste em uma prova composta por questões de múltipla escolha (110)  e discursivas (05). Esta primeira prova possui caráter eliminatório, ou seja, se o candidato não conseguir a nota necessária não poderá participar da segunda fase, sendo automaticamente eliminado. 

Nessa primeira fase são abordados conteúdos referentes à medicina, como por exemplo, clínica médica, cirurgia e medicina da família e saúde pública. 

2ª Etapa

Aqueles que conseguem ser aprovados na primeira etapa participam da segunda, que é o exame prático. 

Essa etapa é feita através de uma avaliação das habilidades clínicas do candidato. É aqui onde o mesmo deverá demonstrar todos os seus conhecimentos, habilidades e competências para atuar no Brasil. 

 ✓ Dê uma olhada em alguns dos posts mais visitados do site:

Ao conseguir ser aprovado em todas essas duas etapas, o candidato conseguirá ter o seu diploma reconhecido no Brasil. Assim, já poderá solicitar autorização ao Conselho Regional de Medicina para atender como médico no território brasileiro.


Regras de inscrição Revalida 2021 

Para participar do Revalida 2021, os candidatos devem se encaixar nas regras estabelecidas pelos Ministérios da Educação e da Saúde. São elas:

  • Ter CPF;
  • Ser brasileiro nato ou estrangeiro residente legalmente no Brasil;
  • Ter concluído o curso de medicina em uma universidade do exterior com reconhecimento no país de origem;
  • É preciso ter o diploma da universidade do exterior autenticado pelo consulado brasileiro;
  • Encaminhar os arquivos de imagens do diploma, de acordo com o solicitado pelo sistema. 

Inscrição Revalida 2021 

O Revalida deve acontecer anualmente e em 2021 não será diferente! O Revalida 2021 ainda não tem data prevista para acontecer. No entanto, sabemos que as inscrições ocorrerão da seguinte forma:

  • Selecione a opção de Inscrição;
  • Preencha o formulário com todos os dados solicitados pelo sistema;
  • Com os dados informados, finalize o procedimento e confirme sua inscrição.

Com sua inscrição feita, basta apenas aguardar pela data da prova e se preparar nesse meio tempo para que suas chances de ser aprovado e aumente. Boa sorte! 

Avalie este artigo!
Avaliação média:
Total de Votos:

Revalida 2021: Como Funciona? Inscrições e Regras (Edital Atualizado)

Thiago Moraes – Jornalismo pela UERJ (2015) , contribui cobrindo as principais universidades e faculdades brasileiras que ainda optam por vestibulares diretos. Experiências anteriores: SejaBixo e Revista SUPER.

Adicionar Comentário