FIES 2021: Inscrições, Novas Regras P-Fies e Aditamento

O FIES tem sido uma das modalidades mais utilizadas para o ingresso das pessoas ao ensino superior. Sendo assim, para proporcionar todas as informações do FIES 2021, reunimos todas os esclarecimentos especialmente para quem deseja utilizar este recurso. Mas, não é só isso! Logo a seguir você vai receber dicas de como se inscrever e entender quais são as novas regras da modalidade P-Fies. Ficou interessado? Continue acompanhando tudinho sobre o FIES 2021!

FIES 2021

FIES 2021

FIES 2021

O Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior mais conhecido como FIES auxilia na entrada, permanência e conclusão do estudante nas faculdades privadas.

Sabemos que uma das maiores dificuldades para entrada nas faculdades são o alto custo mensal e os materiais para a formação profissional do indivíduo.

Este projeto foi criado no final dos anos 90 como uma reformulação de outros programas pré existentes, Contudo, o que o FIES 2021 garante é que é estudante:

  • Consiga o financiamento parcial ou integral;
  • Realize o pagamento cerca de 18 meses depois de concluído o curso.

No entanto, para conseguir a inscrição do FIES 2021, a pessoa precisa cumprir algumas regras. Dentre elas, podemos citar:

  • Renda mensal com limite de até 3 salários mínimos;
  • Não ter concluído nenhum curso superior;
  • Ter realizado a prova do Enem e não ter zerado a redação;
  • Ter conquistado acima de 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio.

Confira logo abaixo como funciona a nova modalidade do FIES e de que forma você pode realizar a sua inscrição e não perder esta chance.

Lembrando que após o termino do curso, o aluno deverá pagar ao Governo o dinheiro que foi utilizado para o seu financiamento. Desse modo, se o aluno estiver interessado em um abolsa de estudos, é preferível se inscrever no Prouni 2021.


 Inscrições FIES 2021

As inscrições do FIES 2021 podem ser feitas na modalidade online e o processo é fácil. Para isso, você precisa:

  • Acessar o site oficial do programa. Para isso, clique aqui;
  • Clique em fazer a minha inscrição;

  • Preencher o questionário;
  • Escrever informações referentes ao questionário socioeconômico;

  • Inserir os dados sobre todos os membros residentes em seu imóvel;
  • Escolher o curso;
  • Você pode escolher duas modalidades;
  • Clique em enviar;
  • E espere o resultado dos aprovados;
  • Feito isso, boa sorte!

O estudante poderá se inscrever no FIES mesmo que não tenha participado do Sisu 2021, contato, que tenha realizado a prova do ENEM.


Novas Regras P-Fies

O P-Fies é uma outras modalidades do financiamento. É importante entender que o FIES continua existindo, no entanto, você tem a opção de escolher essa categoria.

A diferença é que o P-FIES proporciona uma maior facilidade para o cliente, pois o acordo pode ser feito diretamente com os bancos e não apenas com o Governo Federal.

Muitas pessoas têm dúvidas a respeito da obrigatoriedade de realizar a prova do ENEM. E a resposta é sim! Tanto no FIES 2021 como no P-FIES os alunos precisam colocar as respectivas notas junto ao sistema.

A inscrição é feita de modo similar a informada acima e os pré requisitos continuam os mesmos. Contudo, é válido informar que pode haver concorrência e empate nas vagas, principalmente pelo fato de que há uma facilidade maior nesta modalidade.

Se assim acontecer, o sistema utilizará dos critérios socioeconômicos e da nota do estudante, levando em consideração principalmente as provas de redação, linguagens e matemática.

Caso seja aprovado, o estudante poderá escolher qualquer universidade parceira do FIES para iniciar o seu curso, precisando seguir o processo de entrada de cada uma normalmente, como o vestibular Pitágoras 2021 ou o vestibular Uninassau 2021, por exemplo.

FIES 2021


Aditamento do financiamento 

O aditamento pode ser entendido como uma fase obrigatória e importante do financiamento. É com o aditamento que o estudante faz a renovação do contrato e dos dados junto ao sistema e a faculdade pelo qual está estudando.

Entenda que o não aditamento do cadastro, pode ocasionar a perda do financiamento e uma maior burocracia para regulamentar a matrícula junto ao FIES 2021.

O prazo para realizar se dá no período de matrícula de cada instituição. Sendo, portanto, datas personalizadas e cada faculdade.

Para a realização do aditamento, você precisa:

FIES 2021

  •  Faça o cadastro se for o seu primeiro acesso, caso contrário entre com o login e senha;
  • Preencha e confirme as informações pedidas;
  • Se dirija à secretaria de sua faculdade e informe que foi feita a renovação da sua matrícula.

Para mais informações sobre o FIES 2021, continue acompanhando a nossa página.

Avalie este artigo!
Avaliação média:
Total de Votos:

FIES 2021: Inscrições, Novas Regras P-Fies e Aditamento

Thiago Moraes – Jornalismo pela UERJ (2015) , contribui cobrindo as principais universidades e faculdades brasileiras que ainda optam por vestibulares diretos. Experiências anteriores: SejaBixo e Revista SUPER.

Adicionar Comentário